Cuidado com senhas usadas em sites

Cada dia é maior o número de usuários que estão conectados na internet, porém, essa velocidade não reflete infelizmente o quesito segurança que esses usuários devem possuir na rede. O volume de roubo de perfis nas redes sociais e de logins de contas de correios é muito grande, e os criminosos digitais o fazem por diversas questões, desde motivos banais para ficar apenas lendo e olhando o que as pessoas escrevem  e até mesmo para cometer crimes. Já imaginou o que aconteceria se um criminoso digital descobrisse sua senha do seu perfil do Facebook ou do seu Instagram ? E se ele descobre a senha do seu e-mail ? A partir dai ele acessa cada rede social e pede pra mandar uma nova senha para o seu e-mail que agora ele detém. Os usuários devem tomar muitos cuidados com seus logins e aonde eles são inseridos.

Cuidado com o acesso a Redes Sociais por Links

Nunca acesse uma rede social através de links recebidos, prefira sempre usar um aplicativo no celular da rede social ou digitar diretamente o link no navegador para acessar a sua rede social, existem sites especializados em clonar as páginas de redes sociais como as do Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat e dos correios Hotmail, Gmail e Yahoo, são páginas perfeitas em seus detalhes, verdadeiros espelhos das originas, com a diferença que o link de acesso é outro. Quando você digita seu login e senha nessas páginas, ele captura, armazena e envia para o criminoso esses dados, e para você mostra uma mensagem informando que a senha digitada está incorreta, podendo logo depois te transferir  para a página correta da rede social com o intuito de que você não perceba o endereço que está no navegador.

Cuidado com Senhas Fáceis

Não escolha senhas que sejam consideradas fáceis de serem descobertas, tipo, seu nome mais o ano de nascimento, seu telefone celular, sempre crie senhas de difícil memorização para as pessoas mas que para você possui uma lógica , crie você mesmo a “matemática” da sua senha,  de forma que outras pessoas não vão sair testando combinações para descobrir. Veja alguns exemplos:

  • Você pode determinar que a sua senha terá três letras que representam seu nome onde a primeira será minúscula e as demais maiúsculas, por exemplo, use dAM. Junte ainda o ano que você nasceu com dois dígitos de forma contrária,  se nasceu em 1975 use então 57, a primeira letra do nome de seus pais (as), e os dois números do seu CPF (98), dessa forma teria uma senha fácil para você: dAM57as98 que só você saberá o que a mesma significa.
  • Uma outra maneira de criar a senha pode ser as o ano de nascimento com dois dígitos (75), com as três ultimas letras do seu nome sendo a primeira maiúscula e as demais minúsculas (Ian) e acrescido das três primeiras letras dos seus irmãos onde a primeira a última seriam maiúsculas (RsaE), desta forma teria uma outra senha de fácil memorização e de difícil descoberta: 75IanRsaE.
  • Você pode ainda colocar em sua senha um caractere especial ainda para dificultar e assim sua senha terminaria com esse caractere, imagine a senha sendo dAM57as98@  ou 75IanRsaE@.

Crie a sua lógica de criar a senha de tal maneira que seja difícil de ser descoberta.

Cuidado com Senhas Padrão

Muitos usuários possuem a péssima mania de cadastrar a mesma senha para todos os sites, dessa forma, possui uma senha padrão, qualquer usuário que tem a senha descoberta, fica vulnerável em todos os sites que ele se cadastrou, nunca use senhas padrão, se quiser monte o seu “padrão” com alguma coisa diferente relacionada ao próprio site que está acessando, tipo, se sua senha padrão você determinou que seja “S1@mTc55” acrescente a essa senha no início, meio ou final algo que você sabe que para cada site onde você realize seu cadastro a senha será diferente, assim se for se cadastrar no facebook, instagram ou no hotmail a senha padrão serviria apenas como base para gerar uma senha diferente para cada sites que se cadastrar. Você poderia inserir na sua senha padrão, por exemplo, depois do @ o a letra inicial e a letra final do site que está usando finalizado com #, assim a senha para o facebook sua seria “S1@fk#mTc55” e  a sua senha para o hotmail seria “S1@hl#mTc55“, invente o seu padrão.

Configure verificação em 2 etapas nos grandes portais e aplicativos

Vários sites disponibilizam o acesso por verificação em duas etapas, isso é uma maior segurança para acessar sua conta, pois, se algum criminoso descobrir seu login e senha de acesso terá uma segunda verificação a realizar antes de ter acesso completo a sua conta, seja de e-mail ou de rede social. Cada site possui uma forma diferente de ativar e de configurar essa segunda verificação.

  • Facebook (pelo site) -Depois de acessar seu perfil, clique em configurações,  e logo depois no menu da esquerda escolha “Segurança e Login”, procure a direita pelo grupo “Configuração de segurança extra”, e clique em “Use autenticação de dois fatores”, você encontrará várias formas de criar uma segunda autenticação toda vez que entrar em sua conta to Facebook, a mais usada é a “Mensagem de texto (SMS)”, se escolher esta opção sempre que acessar o site ele vai mandar um código para o seu celular e você deverá digitar ele antes de ter acesso a sua conta. Será solicitado que digite sua senha para este procedimento, se abrirá uma outra caixa para que você ative, antes desmarque a opção para que você possa iniciar imediatamente o uso da segunda verificação em sua conta e não tenha que esperar uma semana. Mostrará ao final que foi ativada o recurso.
  • Facebook (pelo aplicativo) – Depois de acessar o facebook, clique no quarto ícone da barra superior que possui um desenho de três linhas, desça pelas opções até encontrar o grupo chamado “Ajuda e Configurações”, escolha a opção chamada “Configuração da Conta” e logo depois a opção “Segurança e Login”, procure pelo grupo “Configuração de segurança extra”, e clique em “Use autenticação de dois fatores”, marque a primeira opção chamada “Autenticação de dois fatores”,  se abrirá uma nova tela e você deverá escolher a opção “Iniciar configuração”, verifique se o número do seu celular está correto e clique em “Continuar”, será enviado um SMS para seu celular digite esse número na caixa de “Código de confirmação” e clique em “Continuar”,  será informado que foi terminado de configurar a autenticação de dois fatores. Você pode escolher na primeira semana não usar, ou começar imediatamente a usar esse recurso.
  • Instagram (pelo aplicativo) – Depois de acessar o instagram, acesse seu perfil clicando no menu inferior no último ícone, clique nas opções que são os três pontinhos na parte superior vá até o grupo chamado “Conta” e procure a opção chamada “Autenticação de dois fatores”, quando essa opção estiver ativada, será enviado um código de segurança por SMS que deverá ser digitado sempre que fizer login.
  • Google – No Google e em seus serviços como Youtube e Gmail, basta acessar o link https://myaccount.google.com/security/signinoptions/two-step-verification, que será solicitada sua senha e logo depois configurado o acesso em duas etapas podendo ser por mensagem de SMS ou por chamada telefônica. Toda vez que for acessar sua conta o Google vai mandar um SMS ou te ligar para passar a senha.
  • Whatsapp – Incluiu a pouco tempo verificação de duas etapas. Para ativar acesse a aba “Configurações”, escolha a opção “Conta”, e depois “Verificação em duas etapas”, escolha um PIN que deverá ser digitado quando solicitado e lembre-se de escrever o seu e-mail para caso esqueça esse PIN ele possa te enviar ao seu e-mail uma nova senha.

O que um criminoso pode fazer caso descubra sua senha ?

  • Se o criminoso descobrir a sua senha de e-mail, pronto, ele somente terá que testar seu login em todas as redes sociais e grandes sites, e se sua senha for a mesma do e-mail ele já estará na sua rede social se passando por você, se sua senha não for padrão, ele vai clicar na opção de “esqueci a minha senha” e o site mandará ou sua senha para o e-mail que está controlando, ou mandará um link para que permita que a senha seja alterada.
  • Se o criminoso descobrir a sua senha do Mercado Livre, Pag Seguro, Picpay, Paypal, bCash ou outro site de pagamento que você armazene dinheiro o mesmo poderá transferir ou comprar algo em seu nome e mandar entregar em outro lugar.  E nesse caso os criminosos adoram comprar créditos para jogos on-line que dificulta muito o rastreamento, pois em sua maioria as empresas são do exterior.
  • Um golpe muito comum hoje em dia, e descobrir sua senha do Facebook, mudar seu e-mail para que você não tenha acesso ao seu Facebook, bloquear seus parentes próximos e mandar uma mensagem para todos seus amigos pedindo que você deposite em uma conta corrente de um laranja um valor, muitos de seus amigos vão depositar antes mesmo de você conseguir recuperar sua conta.

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *